quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Almas de cara lavada!

O Futsal em Coimbra continua a ir até casa das várias formações do nosso distrito e hoje quem nos abriu a porta foi o Grupo Desportivo das Almas.
A formação de Seniores Masculinos da Granja de Ançã volta a ter em João Parreiral o seu 'comandante' que tantas saudades deixou na 'nau' azul e branca.


O GD Almas acabou por fazer uma temporada de 2014/2015 memorável com um percurso ascendente no Campeonato AFC e com duas finais disputadas ambas perante o Domus Nostra na Taça AFC e na Supertaça AFC.
João Parreiral saiu e para o seu lugar veio Ricardo Pratas. A época 2015/2016 até tinha no menu a participação na Taça de Portugal FPF mas o ano desportivo acabou por ser para tudo menos para recordar. Prestação e desempenho irregular, eliminação caseira na Taça AFC e variadíssimas trocas de treinador resultaram na aposta expectável e no retorno de João Parreiral a casa.

Fomos conversar com ele e saber o que podemos esperar da turma do concelho de Ançã.


Futsal em Coimbra (FC) - O que te levou a abraçar este desafio/projeto dos Seniores do GD Almas?

João Parreiral (JP) - No final da época passada tinha decidido fazer uma pausa na minha ligação ao futsal, novos desafios profissionais e pessoais não me deixavam o tempo necessário para continuar no projeto do CS São João, que tem tanto de fascinante e aliciante como de absorvente. No entanto, depois foi confrontado com o convite do GD Almas e não consegui ficar indiferente ao carinho e à vontade que as pessoas ligadas ao clube demonstraram no meu regresso.
Associado a tudo o que referi, o facto de estar perto de casa e a ligação sentimental que tenho com o clube da minha freguesia fez com que abraçasse este desafio.


FC - Como classificas a passagem pelo CS São João na temporada passada? Porquê o regresso à casa de partida?

JP - Foi uma experiencia fantástica que jamais irei esquecer. Foi uma honra e um privilégio ter-me cruzado com a elite do futsal nacional… à um ano e dois meses estava longe de pensar que isso poderia acontecer, mas foi uma honra e um privilégio ainda maior ter partilhado o balneário com jogadores e pessoas fantásticas. Aprendi imenso com todo e hoje sou uma pessoa diferente também por me ter cruzado com eles.
Vai-me ficar marcado na memória a forma como me todos (diretores, staff, adeptos) me receberam e me trataram. No CS São João senti-me em casa.
Deixo uma palavra de especial agradecimento ao Cidinho pela oportunidade que me deu em embarcar nesta viagem fantástica e pela confiança. Espero ter estado à altura do desafio.
A satisfação é plena se tiver em consideração que atingimos todos os objetivos a que nos propusemos, nos escalões a que estive mais diretamente ligado, com a manutenção da equipa sénior na Liga Sport Zone, com o titulo distrital e a final four nacional nos Sub'17.
O regresso ao GD Almas dá-se em circunstâncias e devido à conjugação de fatores que referi na resposta anterior. Agora, quero que fique claro que regresso porque vejo potencialidade no projeto e acho que posso ser mais um contribuir para a evolução do clube. A ambição continua intacta se não reforçada.


FC - Quais as ambições/expetativas/perspetivas para a nova época desportiva?

JP - Os nossos objetivos passam por entrar em cada jogo para o disputar e para o ganhar. Se o conseguimos ou não será uma questão de mais ou menos competência, mas vamos entrar em campo sempre com essa ambição.
Este, parece-me, ser o campeonato, dos últimos anos, onde vai existir mais qualidade e competitividade, e onde existem equipas com muito mais responsabilidades que nós, mas o objetivo é claro e está identificado… alcançar os play off.
O GD Almas também tem uma ligação especial à taça distrital, com três presenças na final four nas três primeiras participações, só falhando esse objetivo na última época. Logo, não poderia deixar de ser um objetivo para a próxima época voltar a repetir essa presença.
Em suma, queremos estar nas decisões e depois se verá, com a certeza que tudo faremos para dignificar o emblema que defendemos.




FC - A nível estrutural/institucional como vê e como classifica a instituição GD Almas no panorama do futsal local, distrital e/ou nacional?

JP - O GD Almas é um clube modesto com uma ligação recente ao futsal mas que quer crescer de forma estruturada e sustentada. É uma instituição com mais de 50 anos, mas por vezes é vista como parente pobre do futsal em Coimbra. Também é esta imagem que queremos ajudar a modificar.



FC - Que análise é possível fazer neste momento à Divisão de Honra de Seniores Masculinos AFC?

JP - Como já referi numa resposta anterior, este parece-me que é o campeonato, dos últimos anos, onde existe mais qualidade. Prevejo que irá ser um campeonato bastante equilibrado, onde vejo 5/6 equipas com muitas responsabilidades e que terão de se assumir. Depois existem mais 3/4 equipas que podem ser vistas como outsiders e que podem surpreender e intrometer-se entre as equipas que há partida serão favoritas. Prevejo um campeonato disputado o que só favorece o futsal em Coimbra e o seu desenvolvimento.
Não quero terminar sem deixar os parabéns à AF Coimbra por ter a coragem de alterar o formato dos quadros competitivos, o que na minha opinião favorece o campeonato e traz mais interesse à prova.

  • Plantel:
Guarda-Redes:
Pedro Areias
Fábio Saraiva
José Grilo (ex-SB União Alhadense)
Jogadores de Campo:
Tiago Dinis
Sérgio Nascimento
Ricardo Rodrigues
Hugo Lourenço
Miguel Duarte
Rui Lopes
Bruno Silva
Rodrigo Cardoso
João Leitão
Hugo Lourenço
Cristiano Taraio
Mika Santos
João Ribeiro (emprestado pelo CS São João)
Nuno Dória
 (ex-SB União Alhadense)
Diogo Gonçalves (ex-Eirense Fut11)

  • Equipa Técnica/Staff:
Treinador: João Parreiral (ex-CS São João)
Treinador-Adjunto: Mário Fernandes (ex-CS São João)
Treinador-Adjunto / Dep. Clínico: Ricardo Dias
Scouting e Análise: Igor Jaria


  • Jogos Período Preparatório:
03 de Setembro: GD Almas vs CRI Alhadense
03 de Setembro: CS São João Sub'20 vs GD Almas
07 de Setembro: AC Luso vs GD Almas
10 de Setembro: FC Barcouço vs GD Almas

  • Jogo de Apresentação:
17 de Setembro, 21h00: GD Almas vs FC Barcouço




O Futsal em Coimbra agradece ao GD Almas e em particular ao João Parreiral a sua disponibilidade e imediata receptividade ao repto lançado pelo nosso portal.
Desejamos os maiores sucessos e as maiores felicidades para a nova temporada desportiva. Bem haja!

Sem comentários:

Enviar um comentário