quinta-feira, 11 de agosto de 2016

CF Santa Clara: em busca de um ceptro sem dono

Futsal em Coimbra não pára na sua constante e incessante procura por dar a conhecer o trabalho desenvolvido no distrito de Coimbra no que ao futsal diz respeito.

Temos lançado vários reptos e o Clube de Futebol Santa Clara na pessoa do seu treinador Luís Nuno Santos, abriu-nos as portas e leva este artigo pela primeira vez para o futsal feminino.




Um dos históricos da nossa praça, habituado a lutar pelos lugares cimeiros das provas de Seniores Femininos e com uma cada vez mais vincada aposta em devolver o futsal de outros tempos a Santa Clara e consequentemente à cidade de Coimbra.

Depois da desistência da Académica de Coimbra-SF, campeã em título, é então natural que a turma santaclarense, vice-campeã da edição transacta, parta com legítimas aspirações para a nova época.



Futsal em Coimbra (FC) - Mais um ano no comando dos destinos da turma de Santa Clara. O que te leva a continuar à frente deste desafio/projeto dos Seniores Femininos do CF Santa Clara?

Luís Nuno (LN) - As pessoas! Da capitã ao massagista, passando por todas as craques, sem qualquer euro pelo caminho, todos valem muito a pena. A nossa única maneira para realizarmos um grande trabalho é amar o que fazemos e com quem fazemos.



FC - Quais os objetivos para a nova época desportiva?

LN - Treinamos para ser campeões, para ganhar jogo a jogo. As minhas atletas têm qualidade e mentalidade, a base de trabalho é excelente. A aposta na formação é muito forte, só temos 7 atletas com idade sénior.


FC - Do ponto de vista pessoal podemos esperar um Luís Nuno como treinador fora da vertente feminina? Quais as grandes ambições pessoais?

LN - Um dia sim, agora não penso nisso. Quero ser o melhor treinador possível da minha equipa e no masculino só quero jogar.






FC - A nível estrutural/institucional como vê e como classifica atualmente a instituição CF Santa Clara no panorama do futsal local, distrital e/ou nacional?

LN - 93 anos de glórias, de puro associativismo e de bons valores. No futsal estamos a recuperar o número de praticantes. Esta época temos seniores femininos, juniores e seniores masculinos. Queremos futuramente recuperar os escalões de formação.


FC - Qual é a opinião acerca do futsal feminino nos últimos anos no nosso distrito? No seu ponto de vista quais poderiam ser as próximas etapas e os próximos passos para o desenvolvimento do futsal feminino conimbricense?

LN - Não é benéfica a constante curta durabilidade de equipas/projetos e seria muito importante criar uma competição de juniores.


FC - Que análise é possível fazer neste momento ainda precoce à Divisão de Honra de Seniores Femininos AFC 2016/2017? 

LN - Há equipas com qualidade e experiência, que teoricamente partem à nossa frente. Não existem garantias apenas oportunidades, as 5 melhores jogadoras não são necessariamente uma boa equipa. Não concordo que a Taça Distrital não possa ser disputada por todos. Pela nossa evolução, é importante saber ganhar, empatar e perder, respeitar os erros e as diferenças.


  • Plantel:

Renovações: 

4 - Adriana Valente

6 - Mariana Gandarez

7 - Lia Santos

8 - Luísa Pereira

9 - Mariana Soares

10 - Joana Silva

11 - Rita Melo

12 - Mariana Martins (GR) 

Reforços: 

1 - Patrícia Matias (GR)

2 - Drielle Jesus, 

13 - Bárbara Batista

Estão ainda no grupo de trabalho 3 atletas que não têm idade para competir: Ema, Mariana e Marta.



  • Equipa Técnica/Staff:
Treinador: Luís Santos
Treinador-Adjunto/Massagista: João Oliveira
Treinador de Guarda-Redes: Francisco Marquez
Seccionista: José Ferreira

Luís Nuno Santos (Treinador)
  • Jogos Período Preparatório:
A pré-temporada inicia-se a 18 de Agosto e há jogos agendados com GSSDCR Miro (26 de Agosto e 2 de Setembro), AJEDC Tocha (28 de Agosto), Academia da Caranguejeira (04 de Setembro) e Granja do Ulmeiro (14 de Setembro).


O Futsal em Coimbra agradece ao CF Santa Clara e em particular ao Luís Nuno a sua disponibilidade e imediata receptividade ao repto lançado pelo nosso portal.
Desejamos os maiores sucessos e as maiores felicidades para a nova temporada desportiva. Bem haja!

Sem comentários:

Enviar um comentário