terça-feira, 4 de abril de 2017

Que venha de lá esse Play-Off!

Terminou no passado fim-de-semana a Fase Regular da Divisão de Honra de Seniores Masculinos da Associação de Futebol de Coimbra.


Já são conhecidas as oito equipas que irão participar na primeira decisão em formato de Play-Off.:



A Granja do Ulmeiro liderou durante nove das vinte e seis jornadas e ficou mesmo com o lugar mais alto da fase regular da prova pese embora as quatro derrotas averbadas com Cria (em casa) e Almas, Miranda e Almalaguês (como visitante) cotando-se ainda como a melhor defesa ao longo de todas as 24 jornadas.

Na segunda posição ficou o CRI Alhadense. A equipa das Alhadas nunca saiu do pódio durante toda a fase regular da competição e chegou mesmo a liderar a prova entre a 5ª e 18ª jornada. No entanto uma ponta final mais intermitente fizeram com que o primeiro posto ficasse a três pontos de distância num registo que ainda assim abre excelente perspetivas para a fase de todas as decisões.

O último lugar do pódio coube à CP Miranda do Corvo. Com apenas 2 vitórias nas primeiras 6 jornadas e com um desempenho em crescendo a turma de Pedro Miguel conseguiu manter-se invicta no seu pavilhão - desiderato que mais nenhuma equipa igualou - atingindo assim uma classificação que deve com toda a certeza satisfazer os locais.

A fechar a primeira metade do lote de apurados temos a ADC Almalaguês. Esta incursão pelo futsal federado tem-se revelado bastante positiva para a equipa de Almalaguês. Depois da troca de treinador à 13ª Jornada a equipa passou de 1,9 para 2,3 de média de pontos por jogo passando de um já de si bom registo para um desempenho altamente competitivo e interessante com uma ponta final a assegurar vantagem na decisão dos Quartos-de-Final ao reter o quarto posto após uma série de cinco jogos seguidos sem perder. Expectativa para ver o que podem fazer os pupilos de Luís Pichel neste Play-Off.




No quinto lugar encontramos a Campeã Distrital em título CSC Prodeco. A formação dos Covões foi o melhor ataque da prova tendo despedindo-se em beleza com um estrondoso 24-3 na recepção ao GSSDCR Miro em jogo da derradeira ronda. Apesar de ter uma 'prova de fogo' para a revalidação do ceptro distrital tal cenário não é de todo de excluir pelo que a equipa de Cantanhede mantém intactas as suas ambições na competição.

Em sexto encontramos o GR Vilaverdense. Orientados e revitalizados por Tiago Parrança os figueirenses fizeram uma prova regular ocupando sempre os mesmos lugares da tabela classificativa. Com apenas uma vitória nas últimas quatro jornadas os encarnados aparentam alguma gestão de forças tendo em vista o ataque aos Play-Off's. A seguir portanto com muito interesse e atenção.

O GD Almas depois de cinco jogos seguidos sem perder assegurou o sétimo lugar da classificação. Os azuis-e-brancos da Granja de Ançã passaram 12 das 13 jornadas da segunda volta desta fase regular no lugar com que fecharam a prova, sinónimo da sua força caseira (apenas uma derrota em toda a competição e vitórias perante os três primeiros) e reflexo igualmente de algumas debilidades longe do seu reduto (apenas três vitórias em doze possíveis). 

A última vaga deste Play-Off coube ao CSDC Ribeira de Frades. Com três vitórias consecutivas - inclusive um triunfo na Figueira da Foz - a equipa do concelho de Coimbra apesar de só ter chegado aos lugares de Play-Off à 15ª Jornada não mais largou esta condição. Com uma segunda volta tremenda (8 vitórias em 12 possíveis) os rapazes de Bruno Santos atingiram por mérito próprio o objetivo definido para a época desportiva. 

Noutro prisma SR Ervedalense, Prodema, CM Póvoa, CF Santa Clara e GSSDCR Miro não conseguiram surpreender ficando nos lugares imediatamente seguintes da pauta classificativa.




Teremos então os seguintes cruzamentos nos Quartos-de-Final que se iniciam no sábado dia 22 de Abril de 2017:

Eliminatória 1: 
A Granja do Ulmeiro vs CSDC Ribeira de Frades

Eliminatória 2: 
CRI Alhadense vs GD Almas

Eliminatória 3: 
CP Miranda do Corvo vs GR Vilaverdense 

Eliminatória 4: 
ADC Almalaguês vs CSC Prodeco


Nas Meias-Finais os jogos alinhar-se-ão da seguinte forma:

Vencedor da Eliminatória 1 vs Vencedor da Eliminatória 4

Vencedor da Eliminatória 2 vs Vencedor da Eliminatória 3


Tanto os Quartos como as Meias-Finais jogam-se à melhor de três jogos. A primeira partida será sempre disputada em casa da equipa melhor classificada na fase regular da prova.

Por sua vez a Final terá a sua decisão à melhor de cinco partidas. Como nota final referir o facto que tanto Almas como Ribeira de Frades - devido à ausência de equipas de formação - não estarem aptas para lograr a subida às competições nacionais.



1 comentário:

  1. Que seja um grande Play-off! Este formato dá mais espectáculo ao campeonato da Associação.

    ResponderEliminar