segunda-feira, 31 de julho de 2017

AF Coimbra: modelos competitivos e novidades para a próxima época

Teve lugar na passada sexta-feira dia 28 de Julho na sede da Associação de Futebol de Coimbra em Taveiro a reunião introdutória da nova época desportiva.
Além da listagem provisória das equipas filiadas, datas de sorteios e inícios das competições (anteriormente já divulgadas) os clubes presentes ficaram a conhecer os modelos competitivos propostos bem como - em conjunto - avançaram em algumas normativas a/para implementar já a partir de 2017/2018.

O Futsal em Coimbra, ao serviço do todos os aficionados pelo futsal conimbricense, fez um breve resumo de tudo aquilo que se prevê venha a ser a nova temporada.



  • Modelos Competitivos

Todas as taças distritais passam a ser jogadas a eliminatórias e final-four acabando o sistema de fase de grupos experimentado na temporada transata. 
No entanto nos Infantis e Benjamins será feito o teste de meia-final a duas mãos (sábado e domingo do mesmo fim-de-semana) no terreno das equipas apuradas para a fase da prova com final da competição no fim-de-semana seguinte. 
Há ainda uma ideia de aglutinar as finais das taças distritais no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia em Coimbra, intenção reiterada pela Associação de Futebol de Coimbra.
Outra nota será o facto das taças distritais voltarem a contar com todos os clubes inscritos e não apenas com aqueles que não se apuram para as taças nacionais.


Seniores Masculinos 
A Divisão de Honra AFC disputar-se-á a duas voltas com play-off com os oito melhores classificados da fase regular.
Aqui como nota de destaque o facto de haver uma Taça de Encerramento para os clubes não apurados para o play-off a uma só volta e a começar com zero pontos. 
Além disso os jogos 2 e 3 (e 4 e 5) do play-off serão espaçados sexta e domingo e não sábado e domingo como acontecera este ano.

A Taça de Honra AFC volta a disputar-se entre 4 equipas como nas primeiras edições e ao contrário das 6 equipas da época passada.


Seniores Femininos & escalões de formação com Taça Nacional (Juniores, Juvenis e Iniciados)
12 ou menos equipas
- Campeonato corrido a duas voltas apurando uma ou duas equipas para a Taça Nacional da categoria.
- Taça de Encerramento em função da classificação obtida no campeonato a disputar durante a Taça Nacional

13 ou mais equipas
- 1ª Fase do campeonato a uma só volta; em função da classificação obtida divisão da tabela em três grupos (Apuramento do Campeão no primeiro terço, Grupo B no segundo e Grupo C no terceiro terço)
- Taça de Encerramento em função da classificação obtida no campeonato a disputar durante a Taça Nacional


Escalões de formação sem Taça Nacional (Infantis e Benjamins)
16 a 18 equipas
- Campeonato dividido em duas séries (geograficamente) com os três primeiros classificados a disputarem o Apuramento de Campeão a duas voltas.
- Taça de Encerramento com as 10 a 12 equipas não qualificadas para o Apuramento de Campeão; divisão em duas séries de acordo com a classificação obtida na 1ª Fase do Campeonato (misturar séries). As primeiras duas classificadas de cada série cruzam nas Meias-Finais e os seus respetivos vencedores disputam a final da competição.

13 a 15 equipas
- Campeonato corrido a duas voltas apurando o campeão distrital
- não se disputa Taça de Encerramento


Traquinas 
A AFC espera confirmação final do número de equipas para definir o modelo competitivo da segunda edição do Troféu Distrital de Traquinas.




  • Duração dos jogos

Seniores Masculinos, Seniores Femininos, Juniores Masculinos Sub'20 e Juvenis
2 partes de 20 minutos cronometrados

Iniciados
2 partes de 25 minutos corridos (mais descontos de tempo se necessário)
Nota: possibilidade em aberto do Apuramento de Campeão ser 2 x 20 minutos cronometrados

Infantis e Benjamins
2 partes de 20 minutos corridos (mais descontos de tempo se necessário)

Traquinas
2 partes de 15 minutos corridos (mais descontos de tempo se necessário)

Sem comentários:

Enviar um comentário